terça-feira, 10 de março de 2015

JPP defende investimento nas empresas regionais

“É importante apoiar a internacionalização das empresas regionais e a nossa economia”, diz o candidato Rafael Nunes.

O Movimento Juntos Pelo Povo (JPP) reuniu, esta manhã com a direção da ACIF – ACCIM (Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira), para perceber o estado atual do sector empresarial na Região.
A necessidade de internacionalização da economia da Madeira e promoção do investimento, nomeadamente com a aposta em áreas estratégicas como o turismo e a aproveitamento do cluster do mar foram alguns dos principais temas abordados neste encontro.

Mais concretamente, discutiu-se a correta implementação do plano estratégico para o turismo, promovendo parcerias entre os comerciantes e as próprias autarquias para dinamizar os locais de interesse turístico e os eventos que ocorrem na região (de como é exemplo a criação da aplicação Feeling Madeira), no sentido de ajudar as empresas legalmente estabelecidas a ultrapassar as dificuldades da conjuntura económica atual.

No que toca à “economia do mar” – uma das áreas de ação do programa do JPP – torna-se fundamental pensar de que modo é que os empresários podem explorar os recursos marítimos (desde a aposta na gastronomia, à observação de baleias e golfinhos, passando pela promoção dos desportos náuticos na Região) de forma economicamente viável e que se reflita na criação de emprego, sem no entanto comprometer a sustentabilidade ecológica destes recursos.

Outros temas a destacar foram, ainda, o papel da ACIF no apoio às pequenas e médias empresas e a necessidade de agilização dos fundos comunitários, que dão maior confiança ao investimento empresarial.

Sem comentários :

Enviar um comentário