quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

JPP: “Agricultores e regantes precisam de uma voz ativa”

No seguimento da reunião que decorreu esta manhã com João Ferreira, Presidente da Direção da Associação de Agricultores da Madeira (AAM), o Juntos Pelo Povo (JPP) defendeu “voz ativa para os agricultores e regantes da Região” e identificou quatro questões chave a trabalhar no âmbito da Agricultura:

  • Criação de um plano agrícola para a região. A Madeira não dispõem neste momento de um plano estratégico para a Agricultura (como aliás acontece com outras áreas setoriais, como o turismo ou a saúde) e é no associativismo, nas organizações não dependentes do setor governamental, que se poderá fazer uma boa gestão e uma boa defesa do mundo rural.
  • Regulamentação que permita proteger os nossos produtos agrícolas – pela via da certificação de qualidade dos produtos exclusivos da Madeira, como o bolo de mel ou a poncha, entre outros exemplos – que de outro modo não conseguem competir e sobreviver face a outros mercados. É necessário criar um mercado interno, baseado na diferenciação e na excelência dos produtos regionais, não esquecendo também que a gastronomia é património cultural.
  • Apoio à produção e ao comércio internos (repensar o POSEIMA, mas não numa lógica de exportação), o que contribui para movimentar a economia local, traduzindo-se em riqueza e empregabilidade futura. 
  • Criação gabinetes práticos que apoiem e dispensem informação aos agricultores – que são neste momento uma classe envelhecida, com uma idade média acima dos 50 anos – com questões burocráticas (como, por exemplo, explicar de que modo podem beneficiar de um determinado apoio). 
“Os agricultores e regantes precisam de uma voz ativa” e o JPP, que define a Agricultura como uma das suas prioridades, pretende ser essa voz. “O Movimento tem um plano para agricultura que pretende pôr em prática logo a seguir ao dia das eleições, se essa for a vontade dos eleitores”, afirmou, esta manhã, Élvio Sousa.

Sem comentários :

Enviar um comentário